sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Que penitência fazer na Quaresma

A Quaresma é um tempo privilegiado para reavivarmos o sentido da penitência para a conversão ao Senhor.

O profeta Joel (Jl 2, 12) expressa por palavras o desejo do coração do nosso Deus: "AGORA, VOLTAI PARA MIM...!" De fato, que sentido teria para nós uma penitência que não tivesse essa finalidade: fazer-nos retomar o caminho de volta para Deus? Uma penitência sem essa finalidade seria vã, inútil e vazia.

Mas, e se não nos sentimos afastados de Deus? Para que a penitência se temos consciência da nossa luta contra o pecado (que já é uma penitência)?

Para os que buscam a perfeição do amor a Deus e ao próximo, nunca podemos nos julgar tão na linha reta com relação ao Senhor e aos outros. São Paulo mesmo nos adverte: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma a não ser o amor recíproco". Isto quer dizer que nunca estamos em dia com o amor devido a Deus e ao próximo.
Quaresma é tempo de reflexão sobre como age em nós o espírito do mal e como combatê-lo. A Igreja, na oração do dia das Cinzas, pede "para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal".

Sugiro que façamos um pequeno PLANO DE CONVERSÃO PELA PENITÊNCIA para esta Quaresma:

UMA PENITÊNCIA QUE ATINJA O NOSSO CORPO – Escolher um tipo de jejum que nos prive de algum alimento (sólido ou líquido) sobre cuja ingestão não temos muito domínio.

UMA PENITÊNCIA QUE ATINJA A NOSSA DIMENSÃO RELACIONAL – Escolher um comportamento que prejudica as pessoas com as quais convivemos. Seria recolocar o amor fraterno no lugar de comportamentos pouco ou nada amorosos.

A penitência vai fazer com que nosso espírito de fortaleza diante das tentações aumente. Aumentemos também a nossa freqüência ao Sacramento da Penitência. Quem sabe busquemos a reconciliação com Deus e com a Igreja semanalmente nesta Quaresma! Sabemos que a confissão sacramental não somente nos lava dos pecados graves confessados com sinceridade e arrependimento, mas também nos fortalece na luta contra as forças espirituais do mal que agem na nossa carne.

Comunidade Nova Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário